Preconceitos e os vegetais

Segue aqui alguns comentários sobre o que as vezes ouço falar sobre meu estilo vegano de vida:

Preconceito: Comida vegetariana é ruim.
Eu estava conversando com meu colega enquanto comia um yakissoba vegetal e ele percebendo que eu sempre comia a mesma coisa disse: Não sei como você consegue comer sempre isso! (E antes de eu responder ele continuou) Ah é verdade, é que (o veganismo) é mais pela sobrevivência mesmo! Eu nunca tinha imaginado que alguém pensasse isso de mim. Como se eu tivesse resolvido comer tudo que é ruim até a morte. E realmente há vegetais que eu não gosto, assim como não gostava de certas carnes. Porém a cada dia descubro coisas deliciosas sem animais!

Ainda neste tema estava outro dia numa barraquinha que vende acarajé vegano e chegou um casal e disse: “O que é acarajé vegano?”. O vendedor respondeu “É um acarajé sem produtos de origem animal” e o a casal fez uma cara feia e disse: “Ah não, me dá do outro mesmo”. Isso quer dizer que na mente da pessoa ela já está predisposta a não gostar. Mesmo sem experimentar. Por outro lado o próprio vendedor disse que quando estava “inventando” a receita do acarajé vegano afirmou “Eu quando estava fazendo achei que não ia ficar gostoso!”.

Preconceito: Vegetarianos são fracos
Esta eu me lembro foi bem na época que me tornei vegano que eu conversava com um amigo meu que defendia a carne de todos os modos e ele curioso perguntou algumas semanas depois que eu mudei de alimentação: “Mas você não sentiu nenhuma fraqueza?”. Eu diria que é possível alguém sentir fraqueza sim, mas não por ser vegano e sim por se alimentar mal. Mas de fato não senti nada além de bem estar psicológico, senti mais energia, menos sono. E hoje já há bastante tempo após a mudança de hábitos realmente percebo que as mudanças a longo prazo são realmente positivas!

Preconceito: Vegetariano não fica doente
Esse preconceito eu mesmo tive. Quando estava no cursinho, não lembro porque uma aluna comentou no meio da aula com o professor que era vegetariana. E eu olhei para ela e ela tinha “espinhas”. Eu pensei comigo mesmo “para quê vou comer só vegetais e ficar com espinhas?”. A minha ideia era simples, vegetariano não comia carne para ficar com saúde e se ela tinha espinhas eu não ia virar.

Preconceito: Vegetariano não pode ser esportista porque não come proteína animal.
Pois essa é bastante comum. Uma vez uma garota falava numa roda de amigos que tinha começado a malhar e que por isso estava comendo bastante proteína animal. Isso faz qualquer vegano lembrar o depoimento do Carl Lewis, medalhista olímpico que diz ele ter o melhor resultado de toda sua vida com uma dieta vegana. Esse link, apesar de estar em inglês, conta sobre um pouco dessa tragetória. Atualmente há medalhistas e campeões veganos em diversos esportes e a tendência é aumentar ainda mais. Aqui em santa catarina temos o Daniel Meyer de Bombinhas que vive postando suas participações nos pódiuns do ultramaratonismo.

Os preconceitos são muitos e irei postando outros conforme for lembrando e tiver alguma historinha para ilustrar.

Se você tiver em mente alguma situação que lembre um preconceito e quiser contar sua história, mande para que possamos publicar!

Obrigado

Beto do Planeta Ideal

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: