Preconceitos e os vegetais

Segue aqui alguns comentários sobre o que as vezes ouço falar sobre meu estilo vegano de vida:

Preconceito: Comida vegetariana é ruim.
Eu estava conversando com meu colega enquanto comia um yakissoba vegetal e ele percebendo que eu sempre comia a mesma coisa disse: Não sei como você consegue comer sempre isso! (E antes de eu responder ele continuou) Ah é verdade, é que (o veganismo) é mais pela sobrevivência mesmo! Eu nunca tinha imaginado que alguém pensasse isso de mim. Como se eu tivesse resolvido comer tudo que é ruim até a morte. E realmente há vegetais que eu não gosto, assim como não gostava de certas carnes. Porém a cada dia descubro coisas deliciosas sem animais!

Ainda neste tema estava outro dia numa barraquinha que vende acarajé vegano e chegou um casal e disse: “O que é acarajé vegano?”. O vendedor respondeu “É um acarajé sem produtos de origem animal” e o a casal fez uma cara feia e disse: “Ah não, me dá do outro mesmo”. Isso quer dizer que na mente da pessoa ela já está predisposta a não gostar. Mesmo sem experimentar. Por outro lado o próprio vendedor disse que quando estava “inventando” a receita do acarajé vegano afirmou “Eu quando estava fazendo achei que não ia ficar gostoso!”.

Preconceito: Vegetarianos são fracos
Esta eu me lembro foi bem na época que me tornei vegano que eu conversava com um amigo meu que defendia a carne de todos os modos e ele curioso perguntou algumas semanas depois que eu mudei de alimentação: “Mas você não sentiu nenhuma fraqueza?”. Eu diria que é possível alguém sentir fraqueza sim, mas não por ser vegano e sim por se alimentar mal. Mas de fato não senti nada além de bem estar psicológico, senti mais energia, menos sono. E hoje já há bastante tempo após a mudança de hábitos realmente percebo que as mudanças a longo prazo são realmente positivas!

Preconceito: Vegetariano não fica doente
Esse preconceito eu mesmo tive. Quando estava no cursinho, não lembro porque uma aluna comentou no meio da aula com o professor que era vegetariana. E eu olhei para ela e ela tinha “espinhas”. Eu pensei comigo mesmo “para quê vou comer só vegetais e ficar com espinhas?”. A minha ideia era simples, vegetariano não comia carne para ficar com saúde e se ela tinha espinhas eu não ia virar.

Preconceito: Vegetariano não pode ser esportista porque não come proteína animal.
Pois essa é bastante comum. Uma vez uma garota falava numa roda de amigos que tinha começado a malhar e que por isso estava comendo bastante proteína animal. Isso faz qualquer vegano lembrar o depoimento do Carl Lewis, medalhista olímpico que diz ele ter o melhor resultado de toda sua vida com uma dieta vegana. Esse link, apesar de estar em inglês, conta sobre um pouco dessa tragetória. Atualmente há medalhistas e campeões veganos em diversos esportes e a tendência é aumentar ainda mais. Aqui em santa catarina temos o Daniel Meyer de Bombinhas que vive postando suas participações nos pódiuns do ultramaratonismo.

Os preconceitos são muitos e irei postando outros conforme for lembrando e tiver alguma historinha para ilustrar.

Se você tiver em mente alguma situação que lembre um preconceito e quiser contar sua história, mande para que possamos publicar!

Obrigado

Beto do Planeta Ideal

Deixe um comentário

