Declaração Psicológica da Consciência Animal

Neste dia 14 de outubro firmo meu parecer sobre a consciência dos animais em relação ao substrato psicológico. Apesar da dificuldade de se obter dados psicológicos acerca do que pensam os animais, a partir da observação podemos chegar à algumas conclusões.

Animais não humanos tem uma percepção diferente do mundo em relação ao homem. Eles tem um corpo que percebe o ambiente de maneira distinta da nossa e objetivos diversos.

A inteligência do animal não humano é semelhante à do ser humano uma vez que utiliza conhecimentos aprendidos e instintivos em vista de alcançar um objetivo próprio.

Apesar da diferença de complexidade entre o que o homem produz com sua inteligência comparada com a de um animal não humano, fica claro que não há um surgimento de algo totalmente novo no homem, porém algo que é maior em complexidade.

Animais não humanos são curiosos, sentem emoções. Animais não humanos procuram compreender seu ambiente, incluindo compreender os humanos, adaptando seu comportamento conforme às reações do meio.

Animais não humanos, como os homens, são capazes de sentir empatia por seres de outras espécies, cuidando e se relacionando de forma fraterna.

Animais não humanos tem o comportamento modificado quando em um ambiente diferente do natural, mostrando a influência do aprendizado e da inteligência em seu comportamento.

Animais não humanos possuem sintomas análogos à certas psicopatologias humanas como depressão, tristeza, solidão incluindo transtornos similares como TOC e paranóia.

Há uma grande variedade de expressões e níveis de inteligência nos diversos seres da natureza que precisam ser considerados separadamente em cada item.

Como psicólogo declaro que a análise psicológica do comportamento animal não humano está em conformidade com a Declaração de Consciência de Cambridge. Os sistemas neurais análogos encontrados pelos cientistas de cambridge parecem produzir comportamentos psicológicos análogos aos dos humanos em animais não humanos.

Roberto L. de Andrade
Psicólogo
CRP 12/07441

Abraço de Urso

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: