Inteligência Humana e o Mandiokejo

Nesse último domingo (14/10/2012) fizemos um encontro vegano aqui em Florianópolis e muitos dos participantes, eu era um deles, experimentaram o Mandiokejo do Quebra-Cabeças pela primeira vez. Foi uma experiência muito gratificante.

Primeiro porque estávamos acompanhados do casal, Ellen e Pedro, que desenvolveu este queijo. Foi uma satisfação sem tamanho conhecer estes inventores.

Segundo porque naquele momento, ao experimentar aquele “queijo”, senti pela primeira vez que o veganismo era algo possível. Muito mais do que eu havia imaginado antes. Porque os americanos “tão melhores que nós” só souberam inventar coisas de soja. E isso me incomodava demais. Um excesso de soja em tudo. E de repente surge uma nova possibilidade com novos ingredientes. Isso me fez ver que há muito para se inventar. E que estamos apenas no começo. Que podemos caminhar como inventores ao lado de todos outros inventores do mundo.

Hoje, apenas alguns dias depois do encontro, foi a primeira vez que preparei eu mesmo o mandiokejo. Fui seguindo as instruções. Misturei o óleo ao preparado em pó e ele ficou uma gosma estranha. Nada parecido com queijo. Então coloquei água e aquilo virou uma sopa com uma bola estranha dentro. Nada parecido com queijo. Aí fui mexendo e de repente surge como mágica um creme sabe-se lá como. Fiquei tentando entender como um ser humano tinha conseguido inventar uma coisa daquelas. Pela primeira vez compreendi porque algumas pessoas dizem que os cozinheiros são alquimistas. E com enorme satisfação tinha surgido na minha frente o mandiokejo!! Com um ingrediente tão conhecido do nosso Brasil: a mandioquinha!

MandioKejo

MandioKejo

Um dia uma criança sonhou em ir para a Lua. E hoje nossos planos são para em 2030 estar em Marte (com alimentação vegana). Assim funciona a inteligência humana. Quando nós colocamos algo na cabeça vamos procurando um caminho até encontrar. Enquanto algumas pessoas estão usando sua inteligência para provar que devemos explorar os animais, outras estão usando a mesma inteligência para mostrar que podemos viver junto com os animais.

Somos uma grande família de seres vivos habitando um planeta que vaga em um imenso universo com mais perguntas que respostas. Precisamos cuidar uns dos outros. Se no passado as coisas foram de um jeito, agora no presente podemos criar outra forma de viver.

Um grande abraço para a Ellen e para o Pedro, muito sucesso!!

É isso

Beto do Planeta Ideal

Para saber mais do Mandiokejo acesse:
http://quebracabecaveg.com/mandiokejo/

Anúncios

5 responses to this post.

  1. Que lindo, Beto! Muito obrigada pelas palavras de carinho!!!!

    Responder

  2. Posted by Claudia Von Frihauf on 18/10/2012 at 12:28 PM

    E o melhor de tudo, é sem glúten!! Problema que enfrento com quase todos produtos veganos…

    Responder

  3. Posted by Adriana on 18/10/2012 at 4:54 PM

    amei o texto!! fiz minha encomenda ontem e foi legal saber que parece que o preparo naõ vai dar certo! haha

    Responder

  4. Posted by Nadia França on 02/10/2013 at 12:06 PM

    Queria um mandioqueijo sem calcio,pode ser?

    Responder

  5. Posted by Clarissa Kremer on 10/05/2014 at 12:06 AM

    Parabéns a todos que se dedicam a divulgar e a tornar o veganismo cada vez mais viável, como no caso do Mandiokejo. Divulgar o veganismo é fazer o bem!

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: